Prova de vida digital com biometria facial
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não precisam mais comparecer ao banco para fazer a prova de vida.
O projeto, que teve início no ano passado, inaugura nova etapa e expansão da prova de vida por biometria facial para mais de 5,3 milhões de aposentados e pensionistas.
A prova de vida digital agora pode ser feita por biometria facial através do aplicativo Meu Gov.br, onde são usadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Por esse motivo, o acesso está sendo liberado somente para beneficiários que tenham carteira de motorista ou título de eleitor.
O beneficiário que estiver com a prova de vida pendente será notificado pelo Meu INSS quando realizar o acesso ao sistema. Desta forma, será direcionado para realizar a prova de vida por meio da biometria facial no aplicativo Meu Gov.br. Por isso é importante baixar no celular o aplicativo.
Ainda, os contatos com os beneficiários elegíveis para a prova de vida digital já estão sendo realizados pelo INSS por meio de SMS e e-mail.
Vale ressaltar que a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa em março de 2020 por causa da pandemia do coronavírus, sendo prorrogado pelo governo por mais 60 dias em 23 de fevereiro de 2021.
O INSS divulgou um passo a passo do procedimento, que pode ser visto no YouTube. O resultado da validação facial, após a conclusão no aplicativo Meu Gov.br, pode ser consultado no aplicativo Meu INSS.