Bancários aposentados podem ter direito a aumento
Os bancários aposentados que, em algum momento de suas vidas, conseguiram vencer alguma ação trabalhista podem ter direito a ver este valor incorporado ao seu salário. Para isso, basta saber se, ao calcular seus benefícios de previdência privada, os valores ganhos na Justiça Trabalhista foram levados em consideração.
A melhor saída para o trabalhador é procurar o seu sindicato e obter mais informações sobre o assunto, pois existem ações coletivas que podem fazer com que valores sejam incorporados aos benefícios recebidos mensalmente. No caso de não se conseguir incorporar, ainda é possível buscar indenizações que levam em conta o período que o aposentado deixou de receber o valor e o tempo aproximado que ainda teria direito a receber a diferença salarial.
“Recomendamos que os aposentados que já tenham tido vitórias na Justiça Trabalhista procurem os plantões jurídicos de seus sindicatos para que possam se informar melhor”, explica a sócia do escritório Stamato, Saboya & Rocha, Cristina Stamato. “O Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo, por exemplo, entrou com uma ação para reivindicar o pagamento de diferenças salariais obtidas através de reclamação trabalhista nos benefícios de previdência privada”, complementa.
Cristina ainda lembra que o Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões ganhou, em primeira instância, uma ação que dá aos bancários do Banco do Brasil na cidade direito a incorporar diferenças salariais obtidas através de reclamação trabalhista nos benefícios de previdência privada. “O sindicato ainda entrou com ação semelhante para os que trabalham na Caixa Econômica Federal e no Itaú”, conta Cristina.
Para fazer parte da ação, basta enviar ao sindicato a seguinte documentação:
• Dados sobre a reclamação trabalhista
• RG
• CPF
• Comprovante de residência