Caixa vai devolver desconto indevido de bancários por paralisação nacional
Servidores da agência da Caixa Econômica Federal, localizada no Centro de Niterói, município da Região Metropolitana do Rio, obtiveram na justiça a determinação do pagamento pela empresa retroativo ao dia de paralisação da categoria realizada em 28 de abril de 2017.
Na data, os bancários aderiram à greve nacional e tiveram descontados em seus contracheques de maio de 2017, o dia, bem como o sábado e o domingo e foram lançadas faltas ao trabalho pelo período.
De acordo com a sentença do juiz titular da comarca de Niterói, Eduardo Almeida Jeronimo, o desconto do dia de paralisação sem prévia negociação coletiva e sem possibilidade de compensação das horas não trabalhadas, viola o direito de greve previsto na legislação brasileira.
O Stamato, Saboya, Bastos & Rocha Advogados Associados em ação pública impetrada em nome do Sindicato dos Bancários de Niterói e Regiões conquistou em favor dos empregados a devolução dos valores descontados dia 28de abril de 2017, assim como o sábado e o domingo.