ANS: entenda o que é o rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde
Você conhece o rol de procedimentos de cobertura obrigatória por parte dos planos de saúde? A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em sua última atualização, incluiu 15 novos procedimentos médicos e 46 itens relativos a medicamentos. Essa lista é uma referência básica para a cobertura mínima dos planos privados e geralmente é atualizada a cada dois anos. No entanto, deveria ter sido renovada em 2020, o que não ocorreu.
Na lista de medicamentos, podemos destacar 24 remédios orais contra câncer de mama, renal, mieloma, melanoma e meloide aguda, e também 21 remédios para tratamento de doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes, como psoríase, esclerose múltipla e asma. Já em relação aos procedimentos estão exames, terapias e cirurgias para doenças do coração, intestino, coluna, pulmão e mama, além da hemodiafiltração, recomendada para pacientes com doença renal crônica em estágio avançado e com cardiopatias.
Essas atualizações são de extrema importância para os usuários, pois incorporam procedimentos de doenças graves e de alto custo que podem fazer a diferença na qualidade de vida dos pacientes e salvar milhares de pessoas.
Para conferir a lista de cobertura completa, clique aqui.