Justiça não permite abertura de agências bancárias do Santander em Nova Friburgo no sábado
O banco Santander não poderá convocar seus empregados para trabalhar e abrir suas agências no dia de amanhã, sábado, 22 de janeiro de 2022, em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. A decisão proferida pela 2ª Vara do Trabalho da cidade, concede tutela de urgência, ao Sindicato dos Bancários, autor da ação, e impõe multa diária no valor de R$ 50 mil, por trabalhador prejudicado, sem prejuízo do pagamento pelo labor extraordinário eventualmente praticado.
O Santander lançou a campanha denominada “Desindivida Santander”, para permitir aos seus clientes a renegociação de dívidas, impondo a decisão aos funcionários, violando a Lei nº 4.178/62, que determina que “os estabelecimentos de crédito não funcionarão aos sábados, em expediente externo ou interno”.
Outros argumentos destacados pela justiça são: a não negociação com o sindicato da categoria para a necessidade do labor extraordinário, em dia não-útil, impondo ao seus empregados decisão unilateral e a exposição dos empregados à contaminação pelo coronavírus, visto que a pandemia não acabou, e a Covid-19 voltou a se agravar no município, com um grande aumento do número de casos, causado pela variante Ômicron.
A ação na Justiça foi defendida pelo Stamato, Saboya & Rocha Advogados Associados, representante legal do Sindicato dos Bancários de Nova Friburgo.